13ª semana de gravidez

13ª semana de gravidez

Tudo sobre gestação e maternidade 28 de julho de 2015, ivan, 0Idade do feto: 11 semanasCaracterísticas do bebê:

livro-segredos-da-fertilidade
Os bracinhos do bebê estão suficientemente compridos para que ele consiga levar as mãos até a boca, por isso, não estranhe se você achar que ele está “chupando” o dedo. Na verdade ele não consegue fazer o movimento de sucção, ele está apenas com o dedo na boca.
Os tecidos que vão formar os ossos do bebê já estão sendo formados, especialmente ao redor da cabeça e membros, e algumas costelas já podem ser vistas. Começa a fase de maturação dos órgãos internos.

Ele começa a urinar o líquido amniótico que engole. A urina fica no próprio líquido, renovado completamente em três horas. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos.

Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. Nesta semana ele mede entre 65 e 78mm de comprimento e pesa entre 14 e 20g.Características da mamãe:
Agora, os hormônios da gravidez já têm fluxo constante na sua corrente sanguínea e por isso alguns sintomas como o enjoo matinal e mudanças bruscas de humor devem estar diminuindo.

O sentimento de ansiedade também deve diminuir consideravelmente uma vez que o risco de abortar é cada vez menor.

Neste momento o bebê já preencheu todo o espaço de sua pelve e começa a ganhar espaço no abdômen, os ligamentos que sustentam o útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento “redondo”.

Muitas vezes é interpretada como uma “fisgada” perto da região da virilha e a barriga vai se tornar cada vez mais aparente.Dica Nutricional:

Se você é do tipo que só funciona a base de café, chegou a hora de tomar alguns cuidados, pois pesquisas têm mostrado que durante a gravidez a mulher fica mais sensível aos efeitos da cafeína, que está contida não só no café mais também em chocolates, chás, alguns refrigerantes e medicamentos.

Pesquisadores verificaram bebês com baixo peso, com menor tamanho da cabeça, abortos e partos prematuros associados ao excesso de cafeína.Dica da semana: Melhore sua postura: Devido ao aumento do útero e do peso do bebê você vai estar constantemente ajustando sua postura para realizar as atividades do cotidiano.

Para minimizar os riscos de má postura siga as dicas:

Em pé: Evite ficar com os joelhos totalmente estendidos, ficar muito tempo na mesma posição, fazendo a troca de apoio sempre que possível, se for realizar alguma atividade por muito tempo na mesma posição, utilize um apoio para um dos pés (banquinho baixo, caixa de sapato, etc).

Sentada: Sempre que estiver sentada procure manter suas costas retas, de preferência apoiadas em um encosto (cadeira, travesseiro, almofada, etc). Evite manter a pernas cruzadas pois essa posição dificulta a circulação sanguínea e o retorno venoso.Levantando do chão:

Para se levantar comece virando-se de lado, apoie os joelhos e empurre o chão até ficar na posição de “cachorrinho”, apoie um dos pés no chão e continue empurrando o chão, utilizando seu joelho também como apoio e vá desenrolando seu corpo sendo a cabeça a última a levantar.Pegando coisas do chão:

Na hora de pegar algo do chão abaixe-se flexionando os joelhos levando o quadril para baixo e ao levantar utilize a força das pernas nunca incline o corpo mantendo as pernas estendidas.Sempre: Mantenha suas costas retas, os ombros relaxados e a cabeça alinhada olhando para o horizonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s